Tunguska: A Explosão Que Nunca Teve Explicação Definitiva

Na manhã de 30 de junho de 1908 , uma explosão colossal devastou cerca de 2.150 km² de floresta na região de Tunguska , na Sibéria . Árvores foram derrubadas como palitos de fósforo. O impacto foi sentido a centenas de quilômetros de distância. E, ainda assim, nenhuma cratera foi encontrada. Mais de um século depois, o Evento de Tunguska continua sendo um dos maiores mistérios científicos da era moderna. O Que Aconteceu em Tunguska? Relatos de moradores locais descrevem um clarão no céu, seguido por uma onda de choque devastadora. Casas tremeram. Pessoas foram arremessadas ao chão. Animais morreram instantaneamente. Estima-se que a explosão tenha liberado energia equivalente a 10–15 megatons de TNT — centenas de vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima . E o mais intrigante: não houve impacto direto no solo. A Hipótese do Asteroide ou Cometa A explicação mais aceita hoje é que um asteroide ou fragmento de cometa entrou na atmosfera terrestre e explodiu antes de atingir o chão —...

Dia dos Namorados é uma criação do pai de João Dória

Você já se perguntou porque o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho e não em 14 de fevereiro, como acontece em parte da Europa e nos Estados Unidos? A resposta é simples, a data foi inventada por um publicitário, no caso, João Agripino da Costa Doria, pai do governador de São Paulo João Doria.

Em 1948 Agripino atuava como redator publicitário da empresa Standard Propaganda S.A, e recebeu a missão de impulsionar as vendas da rede de lojas de confecção Exposição-Clíper.


Ele percebeu que em junho não haviam datas comemorativas para incentivar as vendas, e tomando como exemplo o Dia das Mães, que era comemorado em maio, decidiu então criar o Dia dos Namorados.

Assim como o dia dos namorados em 14 de fevereiro é relacionada a um Santo, São Valentim, considerado um mártir da igreja, assassinado no ano 269, porém de pouca projeção no Brasil.

Agripino também decidiu atrelar o Dia dos Namorados tupiniquim ao Dia de Santo Antônio (13 de junho), santo que já era popular no Brasil, com a fama de casamenteiro.

O primeiro anúncio de Dia dos Namorados trazia a seguinte chamada: “Êste é o dia em que no mundo inteiro as criaturas que se amam trocam juras de amor e ternos presentes... (sic) - Não se esqueçam: amor com amor se paga”."

Além desse anúncio impresso Agripino também criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor". A campanha garantiu à empresa um prêmio de agência do ano.

Em 1951, o publicitário deixou a Standard Propaganda e assumiu a presidência da empresa criada por ele mesmo - Doria Associados Propaganda, à frente da qual permaneceria até meados da década de 1960.


--------------------------------------------
Com informações Gazeta do Povo 

Comentários

Postagens mais visitadas

Conheça o impressionante passado da Bruxa do 71, a atriz Angelines Fernández

Mito ou verdade: Onze curiosidades sobre as Três Pedras

O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, fazendo coisas de tamanho médio parecerem pequenas

Após resgate anões de jardim ganham as praças, bosques e campos

Conheça o dicionário sumério de Frei Fidélis e faça suas traduções

Osnis: objetos não identificados navegam em nossos mares e rios

Caso Hill o primeiro caso de abdução por Aliens Grey

Três pedras uma história recheada de mitos, lendas e ovnis

Hugo Pires: um botucatuense entre os cariocas pré-modernistas