Tunguska: A Explosão Que Nunca Teve Explicação Definitiva

Na manhã de 30 de junho de 1908 , uma explosão colossal devastou cerca de 2.150 km² de floresta na região de Tunguska , na Sibéria . Árvores foram derrubadas como palitos de fósforo. O impacto foi sentido a centenas de quilômetros de distância. E, ainda assim, nenhuma cratera foi encontrada. Mais de um século depois, o Evento de Tunguska continua sendo um dos maiores mistérios científicos da era moderna. O Que Aconteceu em Tunguska? Relatos de moradores locais descrevem um clarão no céu, seguido por uma onda de choque devastadora. Casas tremeram. Pessoas foram arremessadas ao chão. Animais morreram instantaneamente. Estima-se que a explosão tenha liberado energia equivalente a 10–15 megatons de TNT — centenas de vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima . E o mais intrigante: não houve impacto direto no solo. A Hipótese do Asteroide ou Cometa A explicação mais aceita hoje é que um asteroide ou fragmento de cometa entrou na atmosfera terrestre e explodiu antes de atingir o chão —...

16 curiosidades sobre tatuagens que você precisa saber



Sem dúvida a tatuagem é uma das formas de modificação corporal mais conhecida e aplicada em todo o mundo e por isso existe um universo de curiosidades em torno da prática e se faz necessário elencar aquelas que consideramos as 16 principais curiosidades sobre tatuagens para nossos leitores. 

A arte trata-se de um desenho ou símbolo permanente aplicado feita sobre a pele, ou seja: é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas no corpo.

Durante muitos séculos, esse tipo de arte era completamente irreversível, e até hoje algumas técnicas de remoção deixam marcas, cicatrizes e variações de cor sobre a pele. Por esse motivo, antes de fazer uma tatuagem escolha bem o desenho e tenha a certeza absoluta de que aquela arte irá lhe agradar pelo resto da vida, ou se prepare para sofrer as consequências de uma decisão tomada de impulso.

Se você já está decidido, então bem vindo ao grupo de pessoas dispostas a ter uma obra de arte viva em seu corpo.


Confira agora as 16 curiosidades sobre as tatuagens.


1 - As primeiras tatuagens que se tem história foram encontradas no Egito em múmias com idade entre 4000 e 2000 A.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori). Nesses casos os símbolos e desenhos estão relacionados a rituais muitas vezes relacionados a religião e espiritualidade desses povos.

2 - Os Ainu, um povo indígena do norte do Japão, tradicionalmente tinham tatuagens faciais, assim como os austro-asiáticos. Hoje é possível encontrar em diversas etnias espalhadas pelo mundo que ainda mantêm o costume tradicional de usar tatuagens faciais. Entre esses povos podemos destacar os berberes do Norte da África, os iorubás, fulas e hauçás da Nigéria e os maoris da Nova Zelândia.


3 - Existem registros em grego a respeito de tatuagens que datam do século V A.C.  4 - Para penalizar os escravos os antigos gregos e romanos usavam tatuagens, essa medida punitiva também era aplicada em criminosos e prisioneiros de guerra. Por essa razão as tatuagem decorativa eram um segmento  desprezado e também por essa razão a tatuagem religiosa era quase que uma exclusividade do Egipto e Síria no período após a anexação romana. Séculos mais tarde os romanos da antiguidade adotaram o costume da tatuagem para marcar soldados e fabricantes de armas, uma prática comum no século IX.



5 - Tribos germânicas, como os celtas e outras da Europa central e setentrional pré-cristã também tinham o hábito de utilizar tatuagens, era uma espécie de registros  de sobreviventes. Os pictos da Escócia são reconhecidos por portarem em seus corpos desenhos elaborados, inspirados na guerra, em preto ou azul escuro. Essas tatuagens estão descritas no livro V de Júlio César como parte de sua obra a respeito da Guerra da Gália (54 aC).


6 - A origem do termo tatuagem vem da língua francesa e deriva de 'tatouage',  e do inglês 'tattoo', entretanto em ambos os casos a palavra tem origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul. Porém, podemos dizer que o pai da palavra "tattoo" é o capitão James Cook (também descobridor do surf).


7 - O capitão James Cook escreveu em um de seu diário a palavra "tattow", pois para ele esse termo era o que melhor descrevia o som feito durante a execução da arte, que na época se utilizava de ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.


8 - A popularização da arte se deu com a circulação dos marinheiros ingleses que levou a arte sobre a pele para outras civilizações pelo mundo.  9 - O governo da Inglaterra acabou adotando a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.


10 - O primeiro tatuador profissional que se tem história nasceu na Grã-Bretanha, e montou seu estúdio no porto de Liverpool na década de 1870. Naquele local a tatuagem era associada aos marinheiros e aos criminosos, mas a partir da década de 1870, com o estúdio a arte se tornou moda entre membros das classes superiores, incluindo a realeza. Porém uma clara divisão de opiniões sobre a aceitabilidade da prática durou anos na Grã-Bretanha.


11 - Quebrando o tabu para a época e ajudando a tornar a tatuagem popular inúmeras personalidades históricas, como: o Czar Nicolau II da Rússia; o Kaiser Guilherme II da Alemanha; a Rainha Vitória do Reino Unido; os Presidentes americanos James K. Polk, Theodore Roosevelt e Andrew Jackson; o Primeiro-ministro Britânico Winston Churchill; os escritores George Orwell e Dorothy Parker; o inventor Thomas Edison; o Rei Haroldo II de Inglaterra; o Rei Eduardo VII do Reino Unido; aderiram à arte e tiveram seus corpos tatuados.



12 - A máquina elétrica para tatuagem surgiu em 1891, e foi criação de Samuel O'Reilly ele tomou como base de sua invenção um aparelho extremamente parecido que criado e patenteado por Thomas Edison. A invenção da máquina de tatuagem elétrica contribuiu para aumentar a popularidade da arte e tornou o procedimento mais fácil e menos dolorido.


13 - Na Segunda Guerra Mundial, a tatuagem era utilizada por soldados, marinheiros e pilotos, que a utilizavam como forma de se lembrar da pessoa amada gravando seus nomes sobre a pele. 


14 - A partir da década de 1970, as tatuagens tornaram-se moda ocidental, comum entre os homens e mulheres e acessível a todas classes econômicas e grupos etários em idade adulta maiores de 18 anos, atingindo principalmente pessoas de meia-idade.


15 - No Brasil a tatuagem elétrica é recente, surgiu apenas nos anos 1960, tendo como origem a portuária de Santos, onde foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Lucky Gregersen, seu estúdio era conhecido como Lucky Tattoo. Sua loja ficava nas proximidades do cais, antiga área de boemia e prostituição da cidade.


16 - A localização do estúdio Lucky Gregersen contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da arte corporal. O local da loja tinha intensa circulação de imigrantes embarcados, bêbados, arruaceiros, drogados e prostitutas, vindo a provocar estigma de arte marginal o que perdurou por décadas.

-----------------------------------


Comentários

Postagens mais visitadas

Conheça o impressionante passado da Bruxa do 71, a atriz Angelines Fernández

Mito ou verdade: Onze curiosidades sobre as Três Pedras

O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, fazendo coisas de tamanho médio parecerem pequenas

Após resgate anões de jardim ganham as praças, bosques e campos

Conheça o dicionário sumério de Frei Fidélis e faça suas traduções

Osnis: objetos não identificados navegam em nossos mares e rios

Caso Hill o primeiro caso de abdução por Aliens Grey

Três pedras uma história recheada de mitos, lendas e ovnis

Hugo Pires: um botucatuense entre os cariocas pré-modernistas