O que é Natal além de uma festa familiar alimentada por crianças

Sempre tive o Natal como época de presentes, a história do nascimento de Cristo já estava sufocada pelo capitalismo em minha infância nos anos 80. Em minha árvore brotavam video-games, bicicletas e robôs futuristas.

Não percebia que por trás da desculpa do nascimento de Cristo e da noite de presentes existia algo mágico, a confraternização familiar. Os parentes vinham de longe se encontrar ao redor de uma mesa e os motivos do encontro pouco importava, cabia a cada um dar o seu significado, e aí morava a magia.

A magia do reencontro, de reafirmar antigas alianças, contar piada, se embriagar e dormir feliz, com a barriga cheia e já preparado para o almoço do dia seguinte, o almoço de Natal, no dia 25. Com meus avôs geralmente o almoço era um belo churrasco.


O tempo passa e chega um momento em que sua família são seus filhos, e no meu caso três pré-adolescentes, que já não acreditam em Papai Noel, e questionam até existência de Cristo.

Mas os encontros ainda acontecem, agora deixei a casa dos avôs, e o encontro e na casa de minha querida sogra, e o interessante e ver como a tradição modifica com as gerações.

Minha ceia aconteceu às 21 horas, e foi muito legal, a a cada ano é mais legal, porém parecem que o público vai reduzindo, a magia vai acabando, as crianças crescendo, e a nossa infância interior, se ofusca diante de tanta responsabilidade. Mas o que percebo é que as famílias se fecham em seus núcleos, e logo o Natal será em casa, com meus filhos seus namorados e namoradas.

A tradição vai encolhendo, mas o interessante é que nunca acaba e o símbolo máximo do capitalismo, o Papai Noel, acaba incentivando a reunião dessa gente toda, e principalmente das crianças, são elas que alimentam essa magia. A nossa idade vai chegando e magia se apagando, mas as crianças garantem que a magia nunca se acabe.

A religião pouco importa, suas crenças valem muito pouco diante dos olhares verdadeiros de uma criança que acabou de receber seu presente do Papai Noel.

Feliz Natal a todos e que essa chama não se acabe.




Comentários

Postagens mais visitadas

O Peso da Alma: o experimento dos 21 gramas que tentou provar a existência da alma humana

Frank "Rocky" Fiegel: a história do Popeye da Vida Real

Myrtle Corbin: a fascinante história da "Mulher de Quatro Pernas"

Eclipse lunar: o que você precisa saber para acompanhar

A corrida espacial e a ufologia: teorias de conspiração e evidências

Comerciantes presos por tráfico de drogas cultivavam plantas ao som de música clássica, revela investigação policial

Botucatu recebe a palestra “Conexões Fotográficas” com Natália Tonda

Shopping Botucatu amplia horário e volta a atender 12 horas por dia

STF tem cinco votos para descriminalizar porte de maconha para consumo

Foi assaltar sítio em Conchas e acabou morto