Tunguska: A Explosão Que Nunca Teve Explicação Definitiva

Na manhã de 30 de junho de 1908 , uma explosão colossal devastou cerca de 2.150 km² de floresta na região de Tunguska , na Sibéria . Árvores foram derrubadas como palitos de fósforo. O impacto foi sentido a centenas de quilômetros de distância. E, ainda assim, nenhuma cratera foi encontrada. Mais de um século depois, o Evento de Tunguska continua sendo um dos maiores mistérios científicos da era moderna. O Que Aconteceu em Tunguska? Relatos de moradores locais descrevem um clarão no céu, seguido por uma onda de choque devastadora. Casas tremeram. Pessoas foram arremessadas ao chão. Animais morreram instantaneamente. Estima-se que a explosão tenha liberado energia equivalente a 10–15 megatons de TNT — centenas de vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima . E o mais intrigante: não houve impacto direto no solo. A Hipótese do Asteroide ou Cometa A explicação mais aceita hoje é que um asteroide ou fragmento de cometa entrou na atmosfera terrestre e explodiu antes de atingir o chão —...

“Tia! Lê o bilhete” é a frase que gerou a maior emoção em uma professora com 10 anos de experiência



A professora Taciana Ferreira Martins, ficou impressionada e diz ter sentido a maior emoção de sua vida profissional com um bilhete da aluna, Anita Kauara Alvarenga, de 9 anos.

De acordo com e educadora, anualmente, no período da Páscoa, a Escola Estadual Dona Leonina Nunes Maciel, em Cruzília, Sul de minas Gerais, promove uma campanha para distribuir ovos de páscoa aos alunos, e pede uma pequena contribuição voluntária aos pais que podem pagar.

“Ela me entregou o dinheiro embrulhado em um bilhete e pediu: ‘Tia! Lê o bilhete’, abri e , levei um susto não estamos acostumados com esses atos vemos tantas notícias ruins no mundo e fiquei espantada. Chamei ela, e disse que aquilo havia me emocionado bastante”, comenta.

O bilhete trazia a seguinte mensagem: “Tia 3 Reais são meu e os outros 3 e para alguma criança que não tiver dinheiro para pagar (sic)”. “Aquilo me deixou realmente muito comovida, liguei para a família da aluna parabenizando os pais pela educação que estavam garantindo à filha. Em seguida postei a história em meu Facebook”, comenta Taciana.

Conversando com a família de Anita, a educadora tomou conhecimento que a menina havia pedido um dinheiro extra para a mãe e explicado a razão.

“Ela pediu um pouco mais para os pais e disse que teria vergonha de falar a respeito comigo, na frente de todos os alunos e a mãe sugeriu: ‘escreva um bilhete então’”.

No dia seguinte, ao acessar a rede social ela ficou impressionada com a quantidade de compartilhamentos. Para se ter uma ideia, hoje a publicação já soma 18 mil  comentários e  96 mil compartilhamentos. “Nunca imaginaria que teria tanta repercussão. Mas fiquei feliz, é um ato do bem que pode servir de exemplo, e  é disso que o mundo está precisando”, ressalta.


A turma de Anita é pequena, são apenas 21 alunos e segundo a educadora, o nível de renda dos estudantes é bastante variado. Entre os amigos de sala Anita se destaca pelo capricho e inteligência, porém bastante tímida.

“Depois disso conversei com professoras de anos anteriores e eles me disseram que ela é assim mesmo, sempre solidária e pronta para ajudar os amigos e a professora”, comenta.

Texto - Renato Fernandes - In Loco conteúdo

Comentários

Postagens mais visitadas

Conheça o impressionante passado da Bruxa do 71, a atriz Angelines Fernández

Mito ou verdade: Onze curiosidades sobre as Três Pedras

O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, fazendo coisas de tamanho médio parecerem pequenas

Após resgate anões de jardim ganham as praças, bosques e campos

Conheça o dicionário sumério de Frei Fidélis e faça suas traduções

Osnis: objetos não identificados navegam em nossos mares e rios

Caso Hill o primeiro caso de abdução por Aliens Grey

Três pedras uma história recheada de mitos, lendas e ovnis

Hugo Pires: um botucatuense entre os cariocas pré-modernistas