Tunguska: A Explosão Que Nunca Teve Explicação Definitiva

Na manhã de 30 de junho de 1908 , uma explosão colossal devastou cerca de 2.150 km² de floresta na região de Tunguska , na Sibéria . Árvores foram derrubadas como palitos de fósforo. O impacto foi sentido a centenas de quilômetros de distância. E, ainda assim, nenhuma cratera foi encontrada. Mais de um século depois, o Evento de Tunguska continua sendo um dos maiores mistérios científicos da era moderna. O Que Aconteceu em Tunguska? Relatos de moradores locais descrevem um clarão no céu, seguido por uma onda de choque devastadora. Casas tremeram. Pessoas foram arremessadas ao chão. Animais morreram instantaneamente. Estima-se que a explosão tenha liberado energia equivalente a 10–15 megatons de TNT — centenas de vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima . E o mais intrigante: não houve impacto direto no solo. A Hipótese do Asteroide ou Cometa A explicação mais aceita hoje é que um asteroide ou fragmento de cometa entrou na atmosfera terrestre e explodiu antes de atingir o chão —...

Morre Luiz Antônio Fleury Filho, governador de SP durante o Massacre do Carandiru

Morre Luiz Antônio Fleury Filho, governador de SP durante o Massacre do Carandiru


Morreu nesta terça-feira (15) o ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho, de 73 anos. Ele chefiou o governo do estado entre 1991 e 1995, e teve como episódio mais marcante da administração o Massacre do Carandiru, em que 111 pessoas morreram.

A morte de Fleury foi confirmada pelo MDB, partido do ex-governador. Em nota assinada pelo presidente da legenda, o deputado federal Baleia Rossi, o partido lamentou e prestou condolências a familiares e amigos, sem confirmar a causa da morte.

Carandiru 




O Massacre do Carandiru completou 30 anos no último dia 2 de outubro. A chacina aconteceu sob o pretexto de conter uma rebelião na antiga Casa de Detenção de São Paulo, que ficou conhecida por "Carandiru", nome do bairro onde estava instalada.

O então Secretário de Segurança Pública paulista, Pedro Franco de Campos, chegou a dizer que nunca conversou com Fleury sobre o caso e que foi dele (Campos) a decisão sobre a invasão ao prédio. O ex-governador, por sua vez, disse à Justiça que não ordenou a invasão, mas considerou a medida "legítima e necessária", e disse que a teria autorizado se fosse consultado.

As sentenças impostas aos 74 Policiais Militares envolvidos no Massacre variam entre 48 e 624 anos de prisão. Os veredictos foram determinados nos anos de 2013 e 2014. No entanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu o julgamento em 2018, considerando que os policiais foram condenados em desacordo com as provas apresentadas à corte.

No dia 4 de agosto deste ano, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela manutenção da condenação dos 74 policiais militares, revisando a decisão do TJ-SP.

Antes, em seis de junho de 2021, o ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia reestabelecido a condenação dos policiais. Em sua decisão, o magistrado determinou que o TJ-SP retome o julgamento das apelações apresentadas pela defesa dos 74 policiais militares.

Outros cargos


Antes de assumir o governo paulista, Fleury foi promotor de Justiça e Secretário de Segurança Pública durante o mandato de Orestes Quércia. Depois de deixar o Palácio dos Bandeirantes, ele ainda exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 1999 e 2007.

Fleury tinha sido o último governador paulista eleito por um partido diferente do PSDB até este ano, quando o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) rompeu uma hegemonia iniciada em 1994, com vitória de Mário Covas.

Do Brasil de Fato

Comentários

Postagens mais visitadas

Conheça o impressionante passado da Bruxa do 71, a atriz Angelines Fernández

Mito ou verdade: Onze curiosidades sobre as Três Pedras

O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, fazendo coisas de tamanho médio parecerem pequenas

Após resgate anões de jardim ganham as praças, bosques e campos

Conheça o dicionário sumério de Frei Fidélis e faça suas traduções

Osnis: objetos não identificados navegam em nossos mares e rios

Caso Hill o primeiro caso de abdução por Aliens Grey

Três pedras uma história recheada de mitos, lendas e ovnis

Hugo Pires: um botucatuense entre os cariocas pré-modernistas