Tunguska: A Explosão Que Nunca Teve Explicação Definitiva

Na manhã de 30 de junho de 1908 , uma explosão colossal devastou cerca de 2.150 km² de floresta na região de Tunguska , na Sibéria . Árvores foram derrubadas como palitos de fósforo. O impacto foi sentido a centenas de quilômetros de distância. E, ainda assim, nenhuma cratera foi encontrada. Mais de um século depois, o Evento de Tunguska continua sendo um dos maiores mistérios científicos da era moderna. O Que Aconteceu em Tunguska? Relatos de moradores locais descrevem um clarão no céu, seguido por uma onda de choque devastadora. Casas tremeram. Pessoas foram arremessadas ao chão. Animais morreram instantaneamente. Estima-se que a explosão tenha liberado energia equivalente a 10–15 megatons de TNT — centenas de vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima . E o mais intrigante: não houve impacto direto no solo. A Hipótese do Asteroide ou Cometa A explicação mais aceita hoje é que um asteroide ou fragmento de cometa entrou na atmosfera terrestre e explodiu antes de atingir o chão —...

Eclipse lunar: o que você precisa saber para acompanhar

Eclipse lunar o que você precisa saber para acompanhar



Neste sábado (28), o mundo terá a oportunidade de testemunhar o último eclipse lunar de 2023. Este fenômeno astronômico, classificado como parcial, envolve a entrada momentânea de uma parte da Lua na sombra mais escura da Terra, enquanto o restante permanece na sombra mais clara.

No Brasil, a maior parte do eclipse será visível apenas durante a fase penumbral, quando a Lua estará coberta pela sombra mais clara da Terra, conhecida como penumbra, mantendo alguma luz solar. Portanto, as mudanças na coloração da Lua podem ser sutis e pouco perceptíveis a olho nu.

Entretanto, em algumas regiões do leste do país, os observadores terão a oportunidade de ver o eclipse de forma parcial, com uma parte da Lua mergulhando na sombra mais escura da Terra, chamada de umbra.

Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica: "Essa região inclui parte do leste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, exceto a parte mais oeste. Os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte verão o eclipse em todos os seus locais, mas também será o eclipse parcial de no máximo 6% de cobertura no nascer da Lua."

No total, apenas 6% da superfície lunar será coberta pela umbra, criando o efeito visual de uma "mordida" na Lua. Se você deseja saber como será a visibilidade do eclipse na sua região, pode verificar isso aqui.

De acordo com o portal Time and Date, o eclipse parcial da Lua deste sábado poderá ser observado, pelo menos em parte, em diversos continentes, incluindo Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano
.............................................................................
Conheça nossas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas

Conheça o impressionante passado da Bruxa do 71, a atriz Angelines Fernández

Mito ou verdade: Onze curiosidades sobre as Três Pedras

O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, fazendo coisas de tamanho médio parecerem pequenas

Após resgate anões de jardim ganham as praças, bosques e campos

Conheça o dicionário sumério de Frei Fidélis e faça suas traduções

Osnis: objetos não identificados navegam em nossos mares e rios

Caso Hill o primeiro caso de abdução por Aliens Grey

Três pedras uma história recheada de mitos, lendas e ovnis

Hugo Pires: um botucatuense entre os cariocas pré-modernistas