Eclipse lunar: o que você precisa saber para acompanhar

Eclipse lunar o que você precisa saber para acompanhar



Neste sábado (28), o mundo terá a oportunidade de testemunhar o último eclipse lunar de 2023. Este fenômeno astronômico, classificado como parcial, envolve a entrada momentânea de uma parte da Lua na sombra mais escura da Terra, enquanto o restante permanece na sombra mais clara.

No Brasil, a maior parte do eclipse será visível apenas durante a fase penumbral, quando a Lua estará coberta pela sombra mais clara da Terra, conhecida como penumbra, mantendo alguma luz solar. Portanto, as mudanças na coloração da Lua podem ser sutis e pouco perceptíveis a olho nu.

Entretanto, em algumas regiões do leste do país, os observadores terão a oportunidade de ver o eclipse de forma parcial, com uma parte da Lua mergulhando na sombra mais escura da Terra, chamada de umbra.

Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica: "Essa região inclui parte do leste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, exceto a parte mais oeste. Os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte verão o eclipse em todos os seus locais, mas também será o eclipse parcial de no máximo 6% de cobertura no nascer da Lua."

No total, apenas 6% da superfície lunar será coberta pela umbra, criando o efeito visual de uma "mordida" na Lua. Se você deseja saber como será a visibilidade do eclipse na sua região, pode verificar isso aqui.

De acordo com o portal Time and Date, o eclipse parcial da Lua deste sábado poderá ser observado, pelo menos em parte, em diversos continentes, incluindo Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano
.............................................................................
Conheça nossas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas

O Peso da Alma: o experimento dos 21 gramas que tentou provar a existência da alma humana

Frank "Rocky" Fiegel: a história do Popeye da Vida Real

Myrtle Corbin: a fascinante história da "Mulher de Quatro Pernas"

A corrida espacial e a ufologia: teorias de conspiração e evidências

Comerciantes presos por tráfico de drogas cultivavam plantas ao som de música clássica, revela investigação policial

Botucatu recebe a palestra “Conexões Fotográficas” com Natália Tonda

STF tem cinco votos para descriminalizar porte de maconha para consumo

Foi assaltar sítio em Conchas e acabou morto

Baep apreende mais de 1,3 mil porções de maconha com auxílio de cão farejador